Vale a pena dar remédio escondido? Para o seu familiar parar de beber?
- Vitor Marcelo Blazius
- 14 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de mai. de 2021

Como o remédio ajuda o alcoolista parar de beber?
Através de alguns efeitos que possam reduzir sintomas de abstinência, reduzir um pouco o desejo impulsivo de beber, etc... Nenhum remédio faz o alcoolista decidir que o melhor para ele é parar de beber! Na idade média achavam que o que poderia fazer o alcoolista parar de beber é causando sofrimento para ele. Pra ver se assim ele iria aprender a lição. Mas isso só tende a piorar mais ainda o alcoolismo, a fazer ele querer beber mais ainda.
Percebe a ilusão e o imediatismo dessa mentalidade?
Daí muitos familiares acabam ouvindo "super conselhos" de quem não entende do assunto, dizendo que a solução é dar um remédio escondido, que isso é o jeito mais fácil e rápido de acabar com o problema. E sempre tem um que diz que essa palhaçada deu certo. Até porque até o relógio parado acerta o horário 2 vezes por dia, não é mesmo?
Quero te contar uma velha história, que você já conhece mas que é cheia de sabedoria.
Era uma vez 3 porquinhos. Um fez uma casa de palha, outro fez uma casa de madeira e outro fez uma casa de tijolos... Você já sabe o final dessa história, mas talvez, pela pressa e desespero, ainda não tenha percebido que para fazer quem você ama parar de beber, você também precisa de uma "casa de tijolos".
Pensa aqui comigo um pouco, sério mesmo. Qual é o pensamento do alcoolista que não quer parar de beber? Quando tá triste ele faz o que? Quando tá feliz ele faz o que? Quando tem um problema ele pensa em resolver como? Quase sempre ele vai pensar que a melhor solução é beber!
Percebe a ilusão e o imediatismo dessa mentalidade?
O que mais te incomoda no alcoolista que você ama? Não é justamente ele tomar decisões impulsivas que não só pioram as coisas? Não é justamente ele mentir, fazer promessas de que vai parar ou ele simplesmente não enxergar o problema como um todo? ("Eu to com dor de cabeça por causa do frio e não porque eu tomei todas ontem", etc...).
Não é justamente ele não valorizar o relacionamento e o longo prazo?
Então como é que alguém pode achar que a solução para isso é você mentir para ele?
Então como é que alguém pode achar que a solução para isso é você mentir para ele? E eu te digo, é possível se a sua mentalidade para resolver esse problema seja inconsequente e imediatista.
Exatamente a mesma mentalidade que você quer combater no alcoolista.
Você quer que ele deseje parar de beber, não é mesmo? Você não quer passar o resto da vida correndo atrás dele para impedir que ele beber, não é mesmo?
Então comece a nutrir a mentalidade certa em você. Busque informações coerentes com a mentalidade que você deseja para sua família.
E se você ainda não se convenceu de que dar medicação escondida para o alcoolista é uma péssima ideia, vou te dar mais alguns argumentos.
Não é ético dar qualquer medicação sem o consentimento da pessoa que vai tomar. (A não ser que seja uma pessoa considerada legalmente incapaz por avaliação médica especializada).
Não é eficaz para ele parar de beber.
Se ele descobrir, que reação você acha que ele teria? E se ele não descobrir, como seria para vo
cê fazer com que a mentira fosse algo aceitável no seu relacionamento com ele? ("Ah, Vitor, mas eu acho que é uma mentira aceitável." Ele também pode achar que mentir para você seja aceitável, e aí? Fica bom assim? Claro que não!).
Ele pode morrer dependendo da mistura da medicação com o álcool ou de condições de saúde que ele possa ter.
"Tá, Vitor, mas o que eu faço então?"
Perceba que o alcoolismo se alimenta de mentiras, brigas, discussões, manipulações, imediatismo, falta de auto responsabilidade (vitimismo). Então não combata fogo com fogo! Isso é alimentar o ciclo do alcoolismo na sua família.
Entenda que a melhor ferramente que existe para ele parar de beber, é VOCÊ! Se você souber como lidar com o alc
oolismo dele.
Faça o oposto disso, busque compreender:
Como você se relaciona com ele.
Se você ajuda a tornar a ideia da sobriedade mais agradável.
Se você ajuda a tornar a ideia de continuar bebendo menos desagradável.
Se você está se comunicando de formas efetivas ("palestrar para ele sobre os males do álcool para ele parar de beber não é uma forma efetiva!")
Assuma responsabilidade pelas suas atitudes. Que por mais duro que isso possa ser, você sempre vai estar incentivando a sobriedade ou o alcoolismo, mesmo que você não entenda isso. Então busque compreender melhor para seu benefício e de quem você ama.
Fiz um vídeo falando mais sobre isso:
Bora quebrar esse ciclo do alcoolismo? Comenta aqui abaixo se você já entendeu isso.




.png)




Comentários