Usar ou não Bafômetro?
- Vitor Marcelo Blazius
- 28 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de set. de 2023
O bafômetro, também conhecido como etilômetro é um instrumento utilizado para ter uma avaliação objetiva sobre o consumo de álcool. Se seu marido, filho ou familiar bebe demais, será que é útil você usar esse recurso para ele(a) parar de beber?
É isso que eu respondo neste vídeo:
Como funciona?
O funcionamento do teste do bafômetro é simples: a pessoa assopra em um tubo descartável que é conectado ao aparelho que detecta a presença de álcool no corpo do indivíduo.
No contexto do trânsito, a lei que criou o teste do bafômetro é a 11.275/06.Posteriormente, foi criada a conhecida Lei Seca em 2008 (lei 11.705/08).Atualmente temos a lei 12.760/12, e tal norma foi criada e aprovada com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito causados por condutores alcoolizados.Vale lembrar que essa multa passou a se configurar com qualquer quantidade de álcool no organismo do motorista.
Mas esse recurso também é utilizado em tratamentos ambulatoriais para alcoólatras, alcoolistas ou até mesmo pessoas que simplesmente tem problemas com uso do álcool e precisam parar de beber.
Por quanto tempo o álcool é detectado neste teste?
Isso depende da metabolização do álcool no organismo. Na média o cada dose de álcool (Isto é, uma lata de cerveja, uma dose de destilado ou uma taça de vinho) levam em torno de 1 hora para serem metabolizados. Então se quem você ama bebeu uma lata de cerveja, é possível que o teste não detecte após mais de uma hora. No caso das mulheres o tempo é dobrado, visto que há diferença na metabolização do álcool por produzirem menos a enzima álcool desidrogenase (ADH) —que é liberada pelo fígado e usada para metabolizar (quebrar) o álcool, por isso as mulheres tendem a ficar bêbadas mais rapidamente.
É possível enganar o bafômetro?
Há muitas teorias que os motoristas tentaram sem qualquer tipo de sucesso como tomar certos medicamentos ou remédios, colocar um comprimido de permanganato de potássio na boca, fazer o teste sentado, praticar atividades físicas para oxigenar os pulmões antes de soprar o canudo, entre outras totalmente ineficazes.Enganar o bafômetro é totalmente impossível, uma vez que o álcool está presente no sangue e vira vapor em seus pulmões e os aparelhos são sensíveis a ponto de identificar pequenas quantidades de bebida alcoólica.
Usar ou não usar no seu familiar?
De maneira geral, não é recomendado que você faça papel de detetive e fique inspecionando constantemente se ele(a) bebeu.
Mas se por acaso a pessoa que você ama já está no estágio em que quer parar de beber e faz questão de usar para reduzir desentendimentos e te tranquilizar que realmente não bebeu, o bafômetro pode ser usado para ter essa análise objetiva.
Em situações particulares, em que quem você ama tem problema com álcool mas ainda não quer parar de beber e você tem condições de negociar benefícios ou retirada de benefícios vinculado a sobriedade, com o auxílio de um profissional, psiquiatra ou psicólogo especialista, o bafômetro também pode ser usar como parte de uma estratégia para você fazer quem você ama parar de beber.
Conheça mais sobre como fazer quem você ama parar de beber sem deixar de cuidar de si nos canais do Dr Vitor Blazius.
Telegram https://t.me/amorcontraalcoolismo
Facebook https://www.facebook.com/vblazius
Instragram @vblazius https://www.instagram.com/vitorblazius
Dr. Vitor M. Blazius (Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta pela UFRGS)
CRM-RS: 39033 e CRM-PR 32310. RQE 31116 e 32262.
AVISO LEGAL
As informações contidas neste vídeo não pretende substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento.
De acordo com o Código de Ética Médica, esse vídeo tem somente caráter educativo, assim como, não são divulgados endereços e telefones de consultório, clínica ou serviço de saúde. Este vídeo foi produzido baseado na experiência do Dr. Vitor Blazius e em seu constante e apaixonado estudo das evidências científicas mais recentes.
Procure seu médico, em caso de dúvidas.






.png)




Comentários