top of page
Logototipo_Semana_ACA_LI6__5_-removebg-p

Como proteger seus filhos do marido alcoólatra

  • Foto do escritor: Vitor Marcelo Blazius
    Vitor Marcelo Blazius
  • 14 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de mai. de 2021


ree

Tem gente que pensa que a solução é simplesmente largar o alcoolista e afastar ele dos filhos. Mas eu quero que você entenda que o alcoolista sempre será o pai dos filhos. Sempre será alguém significativo na vida do filho. Se for o pai ou mãe é preciso encarar o problema de uma forma saudável, até para dar o exemplo.

Sempre será alguém significativo na vida do filho ou da filha.

Não significa que você não pode se afastar do alcoolista, mas que se você fizer isso sem dar um bom exemplo para os filhos de como resolver os problemas que leve em consideração a colaboração e os limites adequados, isso pode deixar os filhos com um aprendizado emocional muito negativo. Eu preciso deixar claro que não existe uma saída fácil para os filhos, se soar que o pai foi abandonado, isso pode gerar nos filhos uma enorme cicatriz emocional, em relação a confiança até mesmo nos outros familiares. “E se eu tiver um problema, vão me abandonar também?”. Precisa ficar claro para os filhos que o alcoolismo é uma doença e que não significa que a família não se ama, nem que ignora o problema e simplesmente vai embora e nem que vai aceitar todos os comportamentos negativos do alcoolista.

Então a melhor forma de proteger os filhos tanto do sofrimento, quanto de evitar que eles também desenvolvam alcoolismo, é lidando com o alcoolismo do jeito certo, colaborando de forma saudável para fazer ele parar de beber e colocando limites quando adequado.

Ficar esperando o alcoolista querer ajudar para parar de beber ou chegar no fundo do poço é deixar o poder de transformar a história da sua família nas mãos justamente da pessoa que não está em condições de liderar o melhor rumo para vocês.


E você é a pessoa mais poderosa para causar essa transformação na sua família. Para você, seus filhos e seu esposo. Você só precisa aprender como fazer isso. E a decisão também é sua. Você não precisa esperar ninguém para começar a agir pra quebrar o clico do alcoolismo na sua família.


Porque o alcoolismo passa de pai pra filho? Ele passa! Mas não é só pelo pai que bebe, é como os outros adultos que estão envolvidos lidam com essa situação, lidam com esse problema. A forma com a qual os adultos lidam com os sentimentos e os problemas, ensinam para o filho como ele vai lidar com os próprios problemas.


Eu falei mais sobre isso neste vídeo:



Fez sentido isso pra você? Comenta aqui abaixo.

Comentários


Design sem nome (8).png
telegram-logo-0.png

Dr. Vitor Blazius

@2021 - Todos os Direitos Reservados - Vitor Blazius - Amor Contra o Alcoolismo - From WWEBDigital

bottom of page